domingo, 28 de janeiro de 2007

YouTube Inc. recebe mais ordens de exclusão.

Pois é, depois do episódio com a modelo brasileira, que protagonizou a maior revolta online do últimos tempos, o YouTube volta a ser alvo de decisões judiciais, pedindo a exclusão de vídeos dessa vez da Fox TV, que pediu que fossem retirados dos arquivos do site vídeos das séries Simpsons e 24 Horas. A Fox comunicou o YouTube que seus programas estavam publicados no site sem autorização e o YouTube os retirou do ar, de acordo com sua política, que afirmou ainda que vai cumprir com todas as exigências legais, que incluem quebra de sigilo do usuário que postou os videos

O YouTube vem enfrentando uma série de desafios ligados à exibição de conteúdo protegido por direitos autorais no site, particularmente depois de ter sido adquirido pelo Google, no ano passado, o que deu mais visibilidade ao compartilhador de vídeos.

Produtores japoneses de conteúdo vêm trabalhando com o YouTube para evitar que materiais protegidos por direitos autorais fiquem no ar no site. No Brasil, o site chegou a ser bloqueado por operadoras de internet, por determinação judicial por não ter tirado do ar os vídeos de uma determinada modelo brasileira trocando carícias com seu namorado em uma praia na Espanha.

O Google também enfrenta problemas com o próprio site de vídeos, o Google Video, que está sendo processado por uma produtora francesa.

Separadamente, o Google anunciou na quinta-feira que vai integrar melhor o YouTube com o Google Video, embora os sites devam continuar separados. Mas a integração prevê que vídeos do YouTube apareçam em resultados de busca no Google Vídeo, por exemplo.


Stay Nice,
The NewGen Team
Guilherme Clérigo
blognewgen@gmail.com