quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

TV digital, cada vez mais real!

Na próxima segunda-feira deverão ser anunciadas medidas de incentivo para alavancar a implantação da TV digital no Brasil. O cronograma para lançamento no Brasil no dia 3 de dezembro está mantido, garantiu na quarta-feira (17/01) o vice-presidente da Samsung, Benjamin Sicsú, após participar de reunião com a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e os ministros da Cultura, Gilberto Gil, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende.

"As especificações devem ficar prontas a partir de fevereiro. Os primeiros testes saem a partir de abril", afirmou. E explicou que o sinal da TV digital chegará ao usuário, primeiramente, por meio de um adaptador.
“A indústria vai começar primeiro com esse adaptador. É muito mais simples fazer um adaptador do que uma TV digital, que só deverá chegar ao consumidor seis meses depois", acrescentou.

Segundo Sicsú, na próxima segunda-feira (22/01) deverão ser anunciadas medidas de incentivo para alavancar a implantação da TV digital no país e o setor de semicondutores, dentro do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC). "A ministra não deu os detalhes, disse apenas que serão anunciadas medidas ambiciosas nesse setor", informou, ao deixar o Palácio do Planalto.

A TV digital vem sendo uma promessa desde meados de junho do ano passado, e agora o projeto começa a se aproximar mais ainda do que será no final, quando for oficialmente lançado.

Aí você se pergunta: “Porque trocar a nossa TV convencional, pela digital? Que vantagens eu levo?”.

Com a TV digital você tem uma imagem com maior definição (a resolução média da TV analógica é de 480 linhas, enquanto na digital é de 1.080 linhas) e cores muito mais vivas, além de som mais rico (a transmissão suporta até seis canais de som - Dolby Digital -, enquanto a analógica suporta somente dois - mono e estéreo).

O formato da imagem no sistema digital é widescreen (16:9), como a tela de cinema, diferente do padrão analógico (4:3). Enquanto no sistema analógico a emissora pode enviar apenas um programa por vez, no digital é possível enviar até seis programas simultaneamente, permitindo variar a programação ou oferecer uma experiência mais rica, como assistir um jogo a partir de câmeras diferentes, proporcionando ao telespectador muito mais interatividade.

Além disso, é possível receber informações junto com a programação, como detalhes do que aconteceu no último capítulo da novela, dados estatísticos em um jogo de futebol ou a sinopse de um filme. Por fim, é possível interagir com a programação, votando no time mais cotado para ganhar uma partida pelo controle remoto, por exemplo.

Um projeto audacioso que promete mudar a maneira como vemos TV, agregando mais qualidade ao som e a imagem e proporcionando muito mais interatividade através do controle remoto.


Adaptado de: IDG Now!


Stay Nice,
The NewGen Team
Guilherme Clérigo
blognewgen@gmail.com